Franchising Venda

A venda de Franchising e as suas características

A realização de um projeto de franchising visa, acima de tudo, crescer e vender unidades de franchising.

A venda de franchising é muito distinta da venda de produtos ou de serviços. É diferente no público-alvo, no formato e no objetivo.

Os candidatos a franchisados podem ser investidores ou pessoas à procura de criar o seu próprio emprego, no entanto, têm em comum o receio de não só perder o seu investimento inicial como possivelmente verem os seus esforços financeiros e temporais sem retorno. Os candidatos a franchising procuraram neste a possibilidade de minimizar o erro. É um público-alvo tendencionalmente racional, mas que nem por isso deixa de ter uma parte emotiva e que procura uma ligação emocional à Marca da qual está a pensar ser franchisado. Assim, no seu processo de seleção de Marcas que pretende representar, o candidato a franchisado procura uma marca que exija um investimento que esteja dentro da sua capacidade, um retorno financeiro atrativo, como também representar uma marca com a qual se identifique e que se imagine a representar por um longo período de tempo.

Igualmente para as Marcas, é fundamental selecionar parceiros que acreditem ser honestos, transparentes e capazes de gerir uma unidade de franchising. A criação de empatia e confiança é fundamental para uma relação que se pretende longa e profícua.

O formato de venda de franchising é igualmente diferente. O processo normalmente passa pela comunicação online, quer seja através de redes sociais, site ou sites especializados em franchising, conseguindo obter um pedido de informação de franchising por parte do candidato. Depois deste pedido é enviada informação sucinta acerca do projeto de franchising da marca e solicitada informação acerca do candidato para que seja possível efetuar uma triagem de candidatos com perfil e capacidade financeira para o projeto de franchising em questão. Existindo vontade entre as partes segue-se uma reunião para explicação detalhada das perspetivas financeiras e exigências do franchising, assim como para conhecimento mais detalhado do candidato a franchisado, suas motivações e apetências.

O objetivo da venda de franchising é igualmente diferente. Não só o franchisador pretende vender o máximo de unidades de franchising possível como pretende que a sua Marca se expanda mantendo a qualidade original assegurada. Como tal, o franchisador deve assegurar que o modelo de negócio é o ideal para que a operação do franchisado seja o menos complexa possível e para que ele retire todos os benefícios de estar numa rede de franchising detentora de know-how e de uma imagem de Marca forte.

 

Quais os pontos necessários para o sucesso na venda de Franchising?

Tudo inicia num bom modelo de negócio, um modelo de negócio testado com uma marca forte, com a qual o franchisado possa ganhar dinheiro. Sem este ponto a Marca está condenada a não evoluir.

Pelo contrário, se o modelo de negócio for rentável a rede de franchising terá capacidade para reinvestir e continuar o seu processo de crescimento com franchisados financeiramente saudáveis e estáveis.

Depois de existir um modelo de negócio em franchising forte e testado é necessário a comunicação do mesmo. Marca que não invista na comunicação do seu franchising é marca que está limitada no número de candidatos a franchisados. A comunicação específica para venda de franchising é fundamental, mais ainda em fases iniciais de expansão. Marca que não comunique é Marca que dificilmente irá crescer.

Em seguida é necessário realizar uma boa gestão da rede. É necessário formar os novos franchisados e acompanhar os anteriores. Só executando estas tarefas de forma sistemática é que é possível criar e obter indicadores de desempenho e ajustar o rumo sempre que necessário.

 

Se pretende franchisar a sua Marca entre em contato connosco.