franchising o que é?

Tudo sobre Franchising

Tudo sobre Franchising. Respondemos a 15 questões, com tudo o que necessita saber, para que tenha um Franchising de sucesso.

Ajudamos a navegar a complexidade do Franchising. Conheça as vantagens, responsabilidades, deveres e direitos.

Consultoria Franchising Portugal

Franchising o que é?

Direitos de Entrada Franchising?

Porquê franchisar o meu negócio?

Como franchisar o meu negócio?

Como Criar rede de Franchising?

Royalites de Franchising?

Plano de negócio para Franchising?

Contratos de Franchising?

Manuais de operação Franchising?

Franchising de sucesso?

Taxa de Marketing Franchising?

Expansão de redes de Franchising?

Marketing para Franchising?

Formação a equipa e franchisados?

Franchising_o_que_é

Franchising o que é?

 O Franchising é um modelo de negócio em que uma empresa detentora de um conceito de êxito comprovado (franchisador), concede a um empreendedor (franchisado) o Direito de utilização do seu Sistema.

Em troca de um valor definido em Contrato de Franchising, o franchisador permite ao seu franchisado a utilização da sua Marca.

Para além da utilização da Marca, o franchisador entrega ao franchisado todo o know-how e a formação (inicial e contínua) necessária para que este possa explorar o negócio com sucesso.

Direitos_entrada_franchising

Direitos de Entrada Franchising?

O Direito de Entrada numa Rede de Franchising é o valor que o franchisado paga ao franchisador no momento da assinatura do Contrato de Franchising. Os Direitos de entrada são pagos uma única vez.

Este pagamento assegura o acesso ao Direito de representação da Marca e à obtenção de todo o know-how necessário para replicar o conceito de negócio.

Os Direitos de Entrada são também uma forma do franchisador se financiar para continuar a expandir a Marca e obter novos franchisados para a rede.

Porque_Franchising

Porquê franchisar o meu negócio?

A opção pelo Franchising é a opção pela possibilidade de um crescimento rápido e sem necessidade de investimento avultado.

O sucesso e o crescimento do Franchising têm ocorrido de forma consistente ao longo de décadas, mesmo em alturas de crise.

A opção pelo Franchising é sem dúvida uma oportunidade de potenciar o seu negócio e exponenciar a sua quota de mercado.

Terá como vantagens o crescimento acelerado do seu negócio com investimento feito pelos franchisados. Irá fortalecer a sua marca, crescendo a sua quota de mercado.

Terá na sua equipa os colaboradores mais motivados que existem, todos os franchisados desejam que o seu negócio seja um sucesso, e trabalharão para que assim seja.

As economias de escala serão evidentes e toda a rede irá usufruir das mesmas.

A visibilidade da sua marca, assim como a notoriedade irá subir, permitindo o destaque sobre a concorrência local.

Se dispõe de um conceito de negócio atrativo o Franchising é o melhor método de o desenvolver. Conheça o potencial do seu negócio. Contacte-nos.

Como_franchisar_negócio

Como franchisar o meu negócio?

Decidido a franchisar o seu negócio? Para franchisar o seu negócio comece por desenvolver um plano de negócios. Este documento é fundamental para validar se franchisar é uma boa opção, e se tanto franchisador como franchisado vão obter retorno.

Se do plano de negócios resultar que o negócio é viável e interessante para as partes, avance para a formatação do seu Franchising.

Invista num Projeto de Franchising. Este projeto irá preparar a sua empresa para o crescimento via Franchising.

Sem este projeto de franchising a probabilidade de insucesso é elevada.

É nesta fase que irá desenvolver toda a documentação do seu Franchising, desenvolver o plano financeiro para franchisador e franchisado, Contrato de Franchising, manuais de Franchising, dossier de apresentação do Franchising e irá definir o plano de expansão e crescimento do seu Franchising.

Depois de concluir o seu Projeto de Franchising avance para o seu plano de Marketing. 

Ative o seu processo comercial e aposte em captar novos franchisados para a sua rede de Franchising.

Dê formação aos seus novos franchisados e comece a tirar partido da sua rede de Franchising.

Criar_rede_franchising

Como criar rede de Franchising?

Criar uma rede de Franchising é uma forma de expansão atrativa para os empreendedores que querem ver o seu negócio crescer rapidamente. A criação da rede de Franchising permite que o investimento para desenvolver a Marca seja partilhado com outros empreendedores que a pretendem representar.

Ou seja, criar uma rede de Franchising é a melhor opção para crescer de forma acelerada com menos investimento.

No entanto, a maioria das empresas não estão preparadas para criar uma rede de Franchising. Falta estrutura e adaptação.

Antes de criar uma rede de Franchising assegure-se que que a sua estrutura está preparada para o fazer.

Organize a formação inicial e os manuais de Franchising para que o franchisado possa replicar o seu sucesso.

Depois de ter o seu negócio e estrutura apta para franchisar, é altura de iniciar o processo de expansão.

Defina um plano comercial e de Marketing, que lhe permita atingir os objetivos que estabeleceu. Desenvolva toda a documentação informativa, o Dossier de Franchising, onde deverá constar um resumo apelativo do seu conceito e valores de investimento associados ao mesmo.

Escolha os meios a utilizar para chegar aos seus potenciais franchisados. Realize reuniões de apresentação com os candidatos e selecione aqueles com o perfil que procura e que mais se identificam com a sua Marca.

É fundamental ir medindo os resultados e ajustar as ações e táticas ao longo do tempo para que a sua rede de Franchising siga sempre em crescimento.

Franchising_Portugal

Franchising em Portugal?

O Franchising em Portugal está bem presente. Existem 600 redes implementadas, das quais, 65% são redes nacionais e 35% são redes internacionais.

O Franchising em Portugal fatura mais de 5,5 mil milhões de euros por ano, representando quase 3% do PIB nacional.

O Franchising em Portugal é responsável pela criação de 130 mil empregos.

No que ao investimento diz respeito, os negócios de baixo investimento, até 25 mil euros, representam a maior fatia, concentrando 43,6% do mercado de Franchising em Portugal.

Royalties_franchising

Royalties de Franchising?

Os Royalties são os pagamentos feitos pelo franchisado pela utilização da Marca e apoio prestado pelo franchisador.

Os Royalties podem ser fixos ou ter um valor variável consoante a faturação do franchisado.

Os Royalties são pagos de forma mensal e durante a extensão do Contrato de Franchising.

Os Royalties recebidos pelo franhisador permitem que este forneça, de forma contínua, o suporte e a formação necessária para desenvolver e inovar a sua rede. 

Plano_negócio_franchising

Plano de negócio para Franchising?

Todos os negócios devem ter um plano de negócios. Quer seja para validação de um potencial negócio, quer para os negócios já existentes. O Franchising não é exceção.

No plano de negócios deve constar: breve resumo da atividade, estrutura de recursos humanos, tecnológicos e físicos necessários, análise de mercado onde o negócio se insere, introdução ao produto / serviço oferecido,  resumo da estratégia comercial, Marketing e vendas, projeções financeiras resultantes de simulações de exploração do Franchising e finalmente o cálculo das necessidades de investimento.

O plano de negócios deverá ser adaptado à zona a explorar pelo franchisado. O potencial de vendas de uma cidade com 500.000 habitantes é diferente de uma cidade com 10.000 habitantes, assim como os custos de um espaço físico numa zona premium serão diferentes de um espaço numa zona menos atrativa.

Caso o franchisador lhe forneça um plano de negócios adapte-o à zona que pretende explorar. Se o franchisador não tiver nenhum plano de negócios desenvolva o seu.

Quer seja um potencial franchisador ou potencial franchisado, desenvolva um plano de negócios e valide o seu futuro investimento.

Contratos_Franchising

Contratos de Franchising?

O Contrato de Franchising estabelece a ligação entre franchisador e franchisado.

É um elemento crucial para a definição das regras do Franchising.

Nele devem constar de forma clara:

. os direitos e obrigações do franchisador (detentor da Marca), os direitos e obrigações do franchisado (representante da Marca)

. as condições financeiras de acesso ao Franchising, o pagamento de direitos de ingresso, o valor dos royalties, a sua fórmula de cálculo, taxa de Marketing e outras que possam existir

. a zona ou território a ser explorada pelo franchisado

. a duração do Contrato e sua forma de renovação

. condições para cessar o Contrato

. todas os acordos feitos entre as partes durante a negociação devem igualmente ser refletidas no Contrato de Franchising

O Franchising em Portugal não responde a uma legislação específica.  No entanto, para sua orientação, no Código Europeu de Ética para o Franchising, constam os princípios essenciais de um Contrato de Franchising.

No momento de criação do Contrato de Franchising não facilite, recorra a especialistas em Franchising.

Manuais_de_franchising

Manuais de operação Franchising?

Os manuais de Franchising são o pilar do sucesso para os seus franchisados. São o guia e a referência do papel do franchisado.

Devem ser escritos com o maior cuidado possível. Lembre-se que estes manuais serão consultados de forma regular pelos seus franchisados.

A correta preparação dos manuais de Franchising irá dar-lhe uma perspetiva global das necessidades dos seus franchisados.

Neles devem constar em detalhe as regras, as operações, os procedimentos para que os franchisados possam entregar o seu serviço / produto com a qualidade desejada.

Os manuais de Franchising essenciais são:

Manual de Operações, para que o franchisado saiba o passo a passo do seu negócio e como atuar para obter sucesso. Deve indicar os procedimentos de forma detalhada, para que a experiência de serviço seja exatamente a concebida pelo franchisador.

Manual Comercial e de Marketing, para que o franchisado saiba exatamente como efetuar a Gestão Comercial do seu Franchising. Especificar ainda as regras de comunicação, os layouts de emails, os folhetos e todas as peças de comunicação para que a Marca comunique de forma homogénea de norte a sul do país.

Manual de Software, o seu Franchising deverá ter um ou mais softwares de apoio à Gestão Comercial do negócio. A correta utilização dos softwares (faturação, stocks, configuração de emails, CRM…) facilitará a atuação do franchisado e a exportação dos resultados para o franchisador.

Aposte em fazer Manuais de Franchising de elevada qualidade, não só estará a garantir que o franchisado possui toda a informação necessária, como no futuro irá poupar muito do seu tempo dedicado ao suporte a franchisados.

Franchising_de_sucesso

Franchising de Sucesso?

Um Franchising de Sucesso é aquele que proporciona uma situação de win-win entre franchisador e franchisado.

Um projeto de Franchising de Sucesso deve ter sempre como objetivo que tanto o franchisador como o franchisado consigam atingir os seus objetivos financeiros.

É necessário que franchisador e franchisado estejam alinhados desde o primeiro momento. O sucesso de um deverá implicar o sucesso do outro.

Contacte-nos para conhecer os Franchising de Sucesso em Portugal.

Taxa_publicidade_franchising

Taxa de Marketing Franchising?

A taxa de Marketing ou taxa de publicidade é a contribuição que o franchisado efetua para um fundo nacional e que o franchisador utiliza para comunicar a Marca.

O franchisador define anualmente o plano de Marketing assim como a estratégia de comunicação adequada aos objetivos comerciais da rede de Franchising.

No final do ano o franchisador deve apresentar aos franchisados um relatório em que indica qual a utilização dada ao fundo nacional.

Expansão_Franchising

Expansão de redes de Franchising?

A expansão da rede de Franchising é crucial e estratégica para o desenvolvimento de uma Marca.

Antes de iniciar a expansão o Franchisador deve definir claramente os critérios de atribuição de uma licença de Franchising aos seus candidatos.

Defina quais as zonas de exploração, se são zonas exclusivas ou partilhadas, quantos franchisados poderão existir por zona, de forma a explorar todo o potencial da mesma mas sem nunca prejudicar ou limitar a performance dos seus franchisados.

Defina exatamente o perfil de franchisado que procura. Nem todos os candidatos serão bons para o seu Franchising. Não basta terem a capacidade financeira, devem ter o perfil para assegurar o sucesso do seu Franchising.

Em seguida ative o seu Marketing, utilize canais e meios diferenciados, o objetivo será gerar o máximo de candidatos qualificados para o seu Franchising.

Crie as apresentações a utilizar nas reuniões de Franchising. Prepare-se para as reuniões que terá com os candidatos. 

Faça uma gestão o mais automatizada possível da sua base de dados. A melhor opção é a utilização de um CRM que permitirá uma gestão correta do seu funil de vendas.

Marketing_para_franchising

Marketing para Franchising?

O Marketing no Franchising tem dois objetivos principais. O primeiro é trazer notoriedade e clientes para a Marca, o segundo, e não menos importante, visa a obtenção de novos franchisados.

Para obter resultados é obrigatório utilizar a comunicação correta. Selecionar os canais e os meios, para atrair clientes para a Marca e candidatos ao Franchising.

Hoje, mais do que nunca, o Marketing digital deve ser uma aposta forte e clara. Permite uma imediata interação com o público (redes sociais, site, email) e a criação de campanhas segmentadas e altamente direcionadas.

Para ser bem-sucedido na expansão é necessário traçar uma estratégia de comunicação clara e orientada aos objetivos comerciais definidos.

As Marcas que pretendem atingir processos de expansão acelerados devem ainda garantir a sua presença em feiras e eventos de Franchising. As Feiras de Franchising são espaços privilegiados para o contato com potenciais franchisados, empreendedores e investidores.

O Marketing deve assegurar a angariação de  clientes para a Marca e candidatos a franchisados para a rede. No entanto a comunicação deve ser mantida coerente para que a notoriedade da Marca seja conquistada.

Efetue o seu plano de Marketing anual ou semestral e garanta que é cumprido.

Formação_Franchising

Formacão a equipa e franchisados

A aposta na formação é o garante da contínua evolução dos seus colaboradores e franchisados. A formação no Franchising é crítica para assegurar que a rede de Franchising se mantém competitiva e motivada.

Prepare a sua equipa de expansão para que esta seja capaz de apresentar o seu conceito de forma enérgica, assertiva e realista. Mantenha-a atualizada dos planos estratégicos do negócio para que ela se sinta integrada e valorizada.

Prepare a sua equipa de Gestão de Franchisados, serão eles que todos os dias representarão a Marca juntos dos Franchisados. É vital que estejam bem preparados e que consigam aportar valor todos os dias aos franchisados.

Garanta que os seus todos os seus franchisados realizam a formação inicial obrigatória e que aprendam os conceitos do negócio e que sintam a Marca como sua. É imperioso que um franchisado abra o seu Franchising preparado.

Nos primeiros meses de atuação de um novo Franchisado esteja ainda mais presente, agende reuniões presenciais ou em formato remoto e verifique a evolução semanal. Quais as dificuldades que teve? É necessário reforço de formação e acompanhamento?

A formação permite-lhe melhorar a performance dos seus colaboradores e dos seus franchisados, e também assegurar a fidelização dos mesmos. Colaboradores e franchisados que se sentem apoiados e a evoluir dificilmente vão querer sair da sua rede.

O investimento em formação é um investimento no futuro. As melhores redes de Franchising são aquelas que prestam mais formação aos seus franchisados.

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