Business Plan Franchising

Plano de Negócios, porque é importante ter um?

Sempre que não temos um plano, planeamos falhar. Esta máxima empresarial aplica-se a tudo, ao Franchising, a negócios novos e a negócios já maduros. Um plano de negócios é fundamental para Franchisador e Franchisado.

Elaborar um plano de negócios eficaz pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Um plano de negócios é um documento que fornece uma visão geral do mercado em que a empresa se encontra, dos objetivos, das projeções financeiras e das estratégias e táticas para os alcançar.

Muitas vezes associamos o plano de negócios apenas a novas empresas que procuram financiamento, uma vez que é usado para convencer potenciais credores, investidores ou clientes que estão perante um negócio com potencial. Na realidade, um bom plano de negócios é útil para todas as empresas, independentemente do seu estado de maturação, pois permite monitorizar o desempenho contínuo, em relação aos benchmarks originais, e identificar áreas com menor performance e aplicar medidas para o seu desenvolvimento. 

Entre várias outras vantagens um plano de negócios deve ajudar em 5 pontos principais:

1. Entender o mercado e saber o que diferencia o negócio no setor em que se encontra.

2. Elaboração de objetivos. A criação de objetivos leva à definição de um rumo para o negócio. São definidas as estratégias e as linhas orientadoras para atingir os resultados definidos.

3. Elaboração do Plano Financeiro. Qual o investimento necessário para implementar o negócio? Quanto tempo até atingir o ponto de equilíbrio? Quando terei o retorno do investimento? Qual a rentabilidade esperada?

4. Obtenção de financiamento. Os investidores pretendem evidências de que é um negócio com rentabilidade e que podem obter retorno do seu investimento. O plano de negócios deve demonstrar o potencial do conceito.

5. Monitorização contínua. O plano de negócios permite medir o progresso, ajudando a identificar problemas e tomar as medidas apropriadas para correção dos mesmos. Ciclo PDCA. Plan, Do, Check, Act.

Depois da elaboração não se esqueça que o plano de negócios, é um documento de trabalho, que deve ser revisto e atualizado regularmente à medida que o negócio se desenvolve. 

Criar um plano de negócio obriga a perspetivar, alinhar, prever e estruturar o negócio de forma a atingir objetivos e minimizar imprevistos.