O que perguntar antes de comprar um franchising?
Durante o processo de compra de uma marca de franchising é possível que o franchisador lhe permita contatar com os atuais franchisados, para que possa falar diretamente com alguém que já é franchisado da marca.
Aqui estão as 8 perguntas mais importantes a fazer:
- Como ajudou o franchisador na seleção do local?
Selecionar uma loja é um processo difícil e importante para o futuro sucesso da sua unidade franchisada. Saber como o franchisador ajuda no processo de seleção de loja é importante.
- Quanto tempo demorou para abrir o negócio após assinar o contrato de franchising?
Estime quanto tempo irá demorar a abrir a sua unidade. Com essa informação poderá antecipar os seus movimentos e os prazos.
- Qual é a sua receita atual e qual era quando abriu?
O objetivo é saber a rapidez com que o seu franchising pode crescer. Vai ajudá-lo igualmente a calcular a sua necessidade de fundo de maneio e o retorno do investimento.
- Qual é o nível de rotatividade dos seus colaboradores – reter funcionários é um desafio?
A mão de obra é fonte de muitas dores de cabeça. Entender como são esses desafios, antes de investir num franchising é algo que deve saber.
- Quais são as suas margens de lucro?
Será uma oportunidade para calcular a viabilidade do negócio em franchising.
- Quantas horas por semana trabalha?
Esta é uma pergunta para entender o investimento de tempo que o espera. Ouça mais do que apenas o número – sejam 40, 60 ou mais de 80 horas por semana. Ouça o tom e tente entender como eles se sentem. Estão estressados? Falam sobre o negócio em franchising como se fosse um trabalho que os está a esgotar? Ou parecem realizados e energizados?
- Qual a maior lição aprendida desde o início do seu negócio?
Por vezes pode poupar meses ou anos de aprendizagem com uma simples questão.
- O que gostaria de ter sabido antes de assinar o contrato de franchising?
Esta é a forma mais agradável de perguntar “se fosse hoje, assinaria novamente?”.
Faça estas questões e obtenha informações críticas no seu processo de decisão antes de comprar um franchising.
Este é sem dúvida um dos momentos mais importantes do processo para quem está a pensar comprar um franchising.
Independentemente da marca, os maiores especialistas de qualquer franchising são os seus franchisados. São eles que conhecem o nível de suporte do franchisador. Foram eles que investiram o seu tempo e dinheiro. São eles que lhe podem indicar o sucesso de determinado negócio em franchising!