Franchising restauração

O Franchising de restauração e a pandemia

 

O setor da restauração e o Franchising estão interligados há décadas. Sendo dois setores por si só com muita expressão no mercado, quando bem combinados criam casos de sucesso mundial, sendo exemplo máximo o Franchising de restauração da McDonald’s, que é uma das marcas mais conhecidas no mundo e que conta já 65 anos de atividade.

No Franchising de restauração coexistem marcas altamente maturas e outras marcas que se encontram em fase inicial ou de vincada expansão.

Os conceitos líderes em número de unidades são os conceitos de fast food, no entanto o mercado é altamente diversificado e conta com uma oferta extensa de restaurantes italianos, hamburguerias, pizzarias, comida saudável, vegetarianos, sushi, gelatarias, cafetarias e outros conceitos.

 

E agora com a pandemia? Quais as chaves para o sucesso?

Com a pandemia surgiram novos desafios que algumas marcas souberam transformar em oportunidades.

Se as redes de pizzarias se caracterizaram, desde sempre, pelo serviço de take-away e entrega ao domicílio, muitas destas lojas são de dimensão muito reduzida e têm mais motas de distribuição do que lugares sentados na sala dos seus restaurantes, os outros conceitos de restauração nunca apostaram neste formato de distribuição.

A COVID-19 veio mudar radicalmente este paradigma, o efeito necessidade obrigou a restauração a uma adaptação rápida à realidade.

Uma maior aposta no delivery e na digitalização da oferta, fez surgir novos canais de venda na restauração.

As redes de Franchising de restauração devem procurar munir-se dos meios que permitam aos seus clientes usufruírem não só no seu espaço físico, mas também em diferentes plataformas digitais, como sites, apps e redes sociais em que os clientes possam encomendar o serviço de entrega ao domicílio ou take away.

Mesmo que as redes ainda não estejam estruturadas com esta oferta devem olhar para as parcerias com operadores especializados, como a Uber Eats, a Globo e outras, para potenciar as suas vendas. No período de confinamento estes sistemas duplicaram o número de entregas e asseguraram que muitos restaurantes se tivessem mantido a trabalhar ainda que exclusivamente como serviço de take away e delivery.

Se antes o foco para obter diferenciação passava por proporcionar ao cliente uma experiência diferenciadora através do serviço e espaço físico da loja, obviamente sem esquecer a qualidade da comida, hoje o foco é a adaptação aos novos hábitos que a pandemia formatou.

A chave para o sucesso passa pela aposta na digitalização dos conceitos. 

É necessário dinamizar e inovar para crescer. Apostar numa presença forte no canal on-line, seja nas redes sociais, apps e sites. O objetivo é estar sempre próximo do cliente e ser uma referência top of mind. Só assim as redes poderão tirar vantagem da atual situação vigente e captar múltiplos pedidos de delivery e take-away.

Sabemos que empreender pós Covid será tão ou mais difícil do que era anteriormente, mas por outro lado, sabemos também que novos desafios podem transformar-se em novas oportunidades.

Se está a pensar converter o seu negócio de restauração num Franchising contacte-nos e saiba como podemos ajudar.