Marketing e Comunicação no Franchising
O Marketing e a Comunicação são cruciais para uma rede de Franchising. Na verdade, o Marketing e a Comunicação de uma rede de Franchising são dos seus ativos mais relevantes.
Possuir uma estratégia coerente e organizada, assim como ter objetivos e audiências bem definidas, é fundamental para o sucesso da mensagem e correta perceção do posicionamento de mercado.
Antes da seleção da mensagem, ou dos meios a utilizar, o Franchisador deverá ter em conta os diferentes públicos com os quais comunica. Os 3 principais são:
1 – Atuais e potenciais novos clientes da Marca
Na comunicação com os atuais e potenciais novos clientes, a Marca deve assegurar a atratividade dos seus serviços / produtos de forma a cativar novos utilizadores e fidelizar os que já experimentaram o conceito. Esta comunicação pode ser mais criativa e livre e procurar o engagement com o público alvo. Deve ser criada uma identidade de Marca que possua uma personalidade em que os potenciais novos clientes se revejam e sintam vontade de experimentar.
2 – Empreendedores e potenciais novos franchisados
Para esta audiência a comunicação deverá ser focada em cativar potenciais empreendedores e assegurar-lhes que a Marca é uma boa opção de investimento. A comunicação deve ser mais informativa passando ao empreendedor todas as mais valias do franchising. O conceito, o suporte, as ferramentas, as estratégias e de que forma é feito o apoio pelo franchisador. O grande objetivo é posicionar a marca como uma excelente opção e captar novos franchisados para a rede.
3 – Atual rede de franchisados
O público interno é um público muito próximo e que por vezes é descurado. O franchisador deve ter em conta que manter comunicação com os seus atuais franchisados é fundamental. Esta comunicação deve ser informativa e diretiva, dando conhecimento à rede do atual momento, dos resultados obtidos, campanhas a decorrer, atualização constante das atividades de Marketing e Gestão da rede. É também através deste canal que devem ser comunicados os eventos de rede, ações de formação e planos comerciais.
Não se esqueça que é, muitas vezes, através destas comunicações que os franchisados têm acesso a informação preponderante para gestão dos seus negócios.
O Marketing e a Comunicação de uma rede de Franchising dirigem-se a vários públicos, a mensagem e formato de comunicação devem ser sempre adaptadas a cada um deles, mas mantendo uma linha coerente.