Franchising vs Pandemia

Franchising vs Pandemia

 

Como reagiu o mercado de franchising português à pandemia em 2020?

Bem, muito bem.

Como é possível que num ano marcado pela pandemia mundial o mercado do Franchising cresça?

Para quem está no Franchising há muitos tempo não é novidade que o Franchising normalmente cresce em alturas de crise. 2020 não foi exceção à regra.

Com a pandemia muitas empresas aproveitaram o momento para se reorganizar, o que levou à saída de muitos quadros de empresas. Para além destes, existiram ainda muitas pessoas, altamente capazes, que optaram por ter outro estilo de vida. Cansadas de viverem num stress constante, sempre a trabalharem por conta de outrem, decidiram procurar uma opção que lhes permita ter mais tempo disponível para si, para a família e para a sua vida. A combinação destes fatores faz com que surja no mercado uma nova bolsa de potenciais empreendedores e franchisados.

As marcas de Franchising, melhor preparadas, sabem que este é um momento de fortalecer as suas redes.

A comprovar este conhecimento empírico, de quem conhece profundamente o mercado do Franchising, está o estudo de mercado que a APF – Associação Portuguesa de Franchising efetuou junto das marcas que operam em Portugal para conhecer a sua evolução durante o ano de 2020.

Com este inquérito foi possível apurar que ao longo de 2020 foram inauguradas 159 novas unidades de marcas de franchising. O que significa uma média superior a 3 novas unidades por semana.

Naturalmente que as unidades franchisadas mais débeis passaram dificuldades, algumas encerraram mesmo.

Assim, no sentido contrário, existiram 51 encerramentos.

Deste balanço resulta que o mercado cresceu, num ano totalmente atípico de pandemia, 101 unidades.

A APF indica ainda que as marcas que abriram novas unidades são maioritariamente portuguesas, 80% são de origem nacional e apenas 20% são estrangeiras.

Num universo de 2.006 empresas a atuar em regime de franchising, significa que o crescimento do mercado em 2020 foi de 7%.

O franchising, num momento difícil para todos, voltou a mostrar a sua resiliência e apetência para atravessar os momentos mais difíceis com força e crescimento.

Neste momento, em que a pandemia está cada vez mais controlada, o mercado, na sua globalidade, apresenta sinais de retoma económica e o franchising deverá acelerar ainda mais o seu crescimento.