Franchising Fitness

Franchising no setor do Fitness

 

Os ginásios estão cada vez mais presentes na vida dos portugueses. A preocupação com a saúde, a condição física, a obesidade, o combate ao diabetes, entre outras doenças, levou ao crescimento da população utilizadora de ginásios, clubes, estúdios e academias de treino. O ginásio deixou de ser um local apenas para jovens e passou a abranger quase todas as faixas etárias da população. Esta crescente procura por um grupo demográfico maior, beneficiou as redes de franchising do setor do fitness e levou ao crescimento de muitas delas.

Mesmo durante o auge da Covid-19, que levou à imposição de restrições, e mesmo ao encerramento de instalações físicas, o setor soube adaptar-se, oferecendo aulas remotas e acompanhamento personalizado on-line. Com o aliviar das restrições, e o desejo claro de voltar ao fitness, os espaços voltaram a encher. O Fitness é hoje um estilo de vida para muitos, e investir num franchising de fitness pode ser uma opção lucrativa.

Atualmente têm surgido marcas de franchising de fitness que apostam em conceitos mais inovadores, incorporando tecnologia na sua metodologia de treino. Estes conceitos permitem a gamificação do treino e a integração com apps de fitness e claro, com as redes sociais. O fitness virtual e a tecnologia digital integrada no fitness é uma das grandes tendências do franchising de fitness.

Cada vez mais consumidores utilizam recursos digitais para alcançar um estilo de vida mais equilibrado e saudável. A tecnologia está a ajudar que mais pessoas se mantenham ativas, pelo meio de experiências de condicionamento físico divertidas e formadoras de hábitos saudáveis. Algumas das principais tendências são wearables, e aplicativos para smartphone e ainda o streaming virtual. As marcas de franchising de fitness estão atentas a fenómenos como a Peloton e apostam na atualização dos seus equipamentos de fitness para incluir recursos de integração digital. É hoje comum um membro de um clube conectar o seu smartphone às máquinas do clube e saber qual o treino que tem para realizar.

As redes de franchising de fitness variam não só em dimensão, como no tipo de proposta, de serviços e de posicionamento.

Algumas marcas mais tradicionais apostam em ter na sua oferta as aulas de ginásio para grupo e salas com máquinas para treino. Outras marcas apostam em conceitos direcionados para um desporto em específico como o Boxe as artes marciais ou o ciclismo.

Existem redes de franchising de fitness direcionadas em exclusivo ao sexo feminino e outras especializadas em públicos jovens.

Marcas com vocação de estúdio, oferecem um acompanhamento mais personalizado do treino, com recurso a Personal Trainers.

Existem ainda marcas com conceitos low-cost e outras com posicionamento premium.

A escolha é vasta e diversificada. Tornar-se um franchisado de fitness é para empreendedores que procurem conceitos, já montados e testados, que lhe permitam minimizar o risco.

Se quer saber mais acerca destas oportunidades contacte-nos.