Franchising de Escolas de Línguas
Há espaço no mercado para novas marcas de Franchising de Escola de Línguas? Sim, há sempre espaço para quem inova.
O sector das Escolas de Línguas, e respetivo Franchising de Escola de Línguas, cresceu significativamente nos últimos 20 anos. Se há 20 anos existia, com grande destaque, o Franchising da Wall Street English, hoje existem mais marcas bem consolidadas no mercado, todas a operar igualmente em regime de Franchising.
Como inovar num Franchising de Escola de Línguas?
– Criar uma oferta diferenciadora e segmentada. Criar cursos à medida e que se adaptem a clientes com vidas muito ocupadas e tempo disponível limitado.
– Permitir a personalização do curso de acordo com a necessidade específica de cada aluno ou grupo de alunos.
– Desenvolver cursos temáticos, por exemplo, curso direcionado à hotelaria e ao turismo, em que o foco é a terminologia específica e praticar em diferentes idiomas. Vários idiomas num só curso.
– Construir soluções para empresas. Cursos para colaboradores de empresas. Estes cursos de línguas poderão ser ministrados nas instalações da escola ou nas instalações das empresas.
– Criar aulas direcionadas ao segmento infantil e juvenil. São clientes com os quais se pode construir uma relação duradoura.
– Criar metodologia de ensino eficaz através da contratação de professores nativos que permitam ao aluno ter aulas de imersão / conversação, oferecendo uma aprendizagem mais funcional em contexto real.
– Utilizar a tecnologia disponível e as plataformas on-line. Podem ser aulas on-line, jogos interativos, e-books, ficheiros de áudio e vídeo ou mesmo efetuar os exames / avaliação on-line. Tudo para permitir que os alunos estudem onde e quando tiverem oportunidade.
– Apostar no Marketing digital para captar clientes. O Marketing digital permite a obtenção de estatísticas exatas e assim ajustar a comunicação aos segmentos pretendidos de forma quase imediata.
Concluindo, mesmo em tempos “diferentes”, as escolas de idiomas podem e devem crescer. A globalização, assim como a competitividade no mercado de trabalho, exige cada vez maiores qualificações linguísticas aos colaboradores. Se o Inglês é o idioma mais utilizado no mundo dos negócios, e exigido por quase todas as organizações, é também verdade que muitas empresas entendem que atualmente não é suficiente dominar apenas um ou dois idiomas na perfeição. Surge então a necessidade de aprender novos idiomas e reforçar o domínio daqueles que já se compreende.
É por aqui também que os Franchisings de Escolas de Línguas têm espaço para se desenvolverem.