Historia do Franchising

Franchising: dois séculos de História

 

Antes de conhecer a história do franchising é importante, caso ainda não saiba, entender melhor o que é este conceito. O franchising é um modelo de negócio em que uma empresa (franchisador) concede a outra pessoa ou empresa (franchisado) o direito de utilizar a sua marca, o seu know-how e a sua metodologia para vender produtos ou serviços.

O conceito de franchising surgiu nos Estados Unidos, durante o século XIX, e tem vindo a desenvolver-se até aos dias de hoje.

A primeira empresa a adotar o modelo de franchising moderno foi a Singer Sewing Machine Company, fabricante de máquinas de costura. Em 1851, Isaac Singer, o fundador da empresa, deu a possibilidade a que outros empreendedores vendessem as suas máquinas em troca de uma taxa inicial e royalties sobre as vendas. Essa abordagem permitiu que a empresa expandisse rapidamente em diferentes regiões dos Estados Unidos.

Outra empresa importante na história do franchising foi a Coca-Cola. Em 1899, Benjamin Thomas e Joseph Whitehead adquiriram os direitos de engarrafamento e distribuição da Coca-Cola e começaram a vender direito de franchising para que outras pessoas ou empresas interessadas em distribuir a bebida o pudessem fazer. Esse modelo permitiu que a Coca-Cola se tornasse uma marca global.

No entanto, o franchising explodiu e realmente ganhou popularidade, durante a década de 1950 nos Estados Unidos, com o rápido crescimento de marcas como McDonald’s, Kentucky Fried Chicken (atual KFC) e outros restaurantes de fast food.

Estas empresas desenvolveram sistemas operacionais, altamente padronizados e bem-sucedidos, permitindo a expansão rápida através do franchising. Este sucesso inspirou outras marcas e outras indústrias a adotarem o modelo de franchising.

Hoje com milhares de marcas a operar em sistema de franchising, o franchising é uma forma comum de expansão de negócios em todo o mundo, abrangendo uma ampla variedade de setores, desde a alimentação e retalho até aos serviços e educação.

O Franchising oferece uma oportunidade para que os empreendedores possam operar os seus próprios negócios sob uma marca estabelecida, com o suporte e a orientação da empresa franchisadora.

A caminho dos dois séculos de história, o franchising é, sem dúvida, um modelo de negócio de sucesso.