Marketing Franchising

Maturidade da expansão em franchising vs Canais de comunicação

 

Marcas em diferentes estágios de maturidade no processo de expansão em franchising, devem ter em consideração diferentes canais de comunicação, para obtenção de leads de potenciais franchisados.

Uma marca que esteja a iniciar o seu processo de expansão em franchising, deve optar por meios distintos daquela que se encontra já em pleno processo de expansão, ou de uma marca de grande notoriedade com dezenas ou centenas de unidades de franchising em funcionamento.

A estratégia de Marketing e comunicação deve ter em consideração os 3 estágios mais vincados no processo de expansão em franchising, e escolher os canais de comunicação de acordo com cada um dos estágios.

Marcas em início de expansão em franchising: devem ter como objetivo alcançar a maior visibilidade possível, dentro de um investimento controlado. É uma boa estratégia apostar na procura de franchisados através de anúncios google, display e anúncios em redes sociais. Para que este investimento seja controlado e traga retorno efetivo, deverá ser preparada uma campanha específica com um público segmentado, e a mensagem deve ser criada de forma a impactar o público-alvo definido. Este trabalho deve ser efetuado por um consultor externo à empresa e especializado em consultoria de franchising.

Marcas em pleno processo de expansão: para além das estratégias utilizadas pelas marcas em início de expansão de franchising, devem igualmente apostar na utilização de relações públicas para obtenção de publicação de artigos em jornais ou reportagens em televisão, meios com grande audiência e espalhados pelo país de forma a aumentar a notoriedade da Marca e obter leads diferentes dos captados na estratégia on-line. Estas marcas já com alguma expansão em franchising, podem assegurar presença nas feiras de franchising e empreendedorismo que ocorrem todos os anos, em Lisboa e no Porto, também aqui o perfil de lead é diferente dos anteriores. Este trabalho visa ampliar a escala de leads e de conversões em franchisados e deve ser realizado em conjunto entre o consultor especializado em franchising e o CEO da marca.

As marcas já maduras e com plena expansão devem procurar manter/crescer as suas redes utilizando estratégias de comunicação complementares aos outros estágios. Podem utilizar as suas atuais lojas para realizar comunicação de oportunidades de franchising, podem recorrer a ferramentas de venda direcionada com por exemplo apresentações a potenciais candidatos via Linkedin ou apresentações com o objetivo de conversão em franchisados de atuais concorrentes. Este processo deve ser executado pelo Diretor de Expansão, ou Diretor de Franchising da própria empresa.

Se pretender potenciar a comunicação e expansão em franchising da sua marca contacte-nos.