Consultoria Franchising

Empreender Pós-Covid. É este o momento de apostar no Franchising?

 

Não conseguimos, até ao momento, prever a extensão ou o impacto que a situação pandémica atual terá a nível social e a económico. 

No entanto, o que aprendemos ao longo dos tempos, é que a indústria do Franchising resiste melhor às crises. Para comprovar esta realidade, basta olhar para os números da crise de 2010-2014 e percebemos facilmente que o Franchising cresceu e persistiu durante a mesma, chegando mesmo a representar 2,4% do PIB nacional.

Em contextos económicos adversos, o modelo Franchising tem sabido reinventar-se e sair a ganhar. Acreditamos que é em momentos como este, que os Franchisadores devem aproveitar para adaptar as suas Marcas, reinventar conceitos e fazer crescer as suas redes.

 

Como posso crescer a minha rede em tempos de crise?

 

Tendo em consideração os principais cenários apontados, como a subida na taxa de desemprego e a desaceleração nas contratações por parte das empresas, a necessidade de empreendedorismo com vista à criação próprio emprego irá disparar. 

Isto significa que, no curto prazo, teremos novos potenciais empreendedores a surgir à procura de uma oportunidade para empreender em Franchising e assim minimizar o seu risco de abertura de um negócio.

Esta será a oportunidade para o setor do franchising captar novos empreendedores para as suas redes.

O confinamento forçado, levou a que milhares de pessoas utilizassem pela primeira vez, plataformas de trabalho remoto ou teletrabalho, tais como: Zoom, Teams ou o Skype, o que fez com que organizações e colaboradores descobrissem que é possível trabalhar, muitas vezes com performances ainda superiores, sem estar fisicamente presente. 

Uma nova realidade, emergente, a que os Franchisadores se devem ajustar e trazer para o seu modelo de negócio, preparando o futuro. A procura por Franchisings que permitam, se necessário, o recurso ao teletrabalho, a sistemas de delivery, ao take-away, ou mesmo ao funcionamento em home office irá certamente aumentar.

O Pós-Covid será certamente uma oportunidade para as Marcas que se souberem adaptar e reinventar, uma vez que os futuros candidatos a empreendedores terão certamente novos requisitos no momento de seleção do Franchising a representar.