Desenvolvimento e expansão franchising

Desenvolvimento e expansão de Franchising – Os 4 passos

 

O desenvolvimento e expansão em franchising é o resultado da soma de diversos fatores: um conceito de negócio de sucesso, um projeto empresarial de franchising corretamente desenvolvido, excelente capacidade de Marketing e comunicação, juntamente com uma equipa de gestão e suporte aos franchisados com know-how e capacidade.

Assumidos os pressupostos descritos, a marca reúne as condições para se desenvolver e expandir via formato de franchising.

 

O 1º passo é definir a estratégia de franchising:

Sem um plano concreto, sem uma estratégia clara, é pouco provável que um futuro empreendedor sinta confiança para aderir ao projeto de franchising da marca.

Em primeiro lugar a marca deve ser capaz de transmitir quem é, quais os seus valores, o que a diferencia das outras, qual a sua proposta de valor.

Em seguida, deve demonstrar qual o seu posicionamento pretendido, para onde quer ir, qual o seu objetivo de unidades franchisadas, com base em que estrutura, como o fará e quando tenciona lá chegar.

Tudo o que a Marca comunicar deve ser previamente pensado, trabalhado e planeado. Os objetivos de franchising devem ser claros, concisos, ambiciosos, mas realistas. As metas de expansão de negócios devem ser claramente definidas. Não é viável, com algumas exceções, abrir 20 ou 30 novos franchisados num ano, muito menos em Marcas que estão a iniciar o seu processo de franchising. Sempre que ler esse tipo de afirmações deve ficar de pé atrás, normalmente o objetivo dessas marcas não é crescer como negócio, mas sim obter recursos através da venda de franchising.

A posição que pretende alcançar, pode ser mais ou menos ambiciosa, mas acima de tudo deve ser sincera e transparente.

 

O 2º passo é definir o perfil do franchisado:

O perfil do franchisado é essencial para o sucesso do negócio da Marca. Cada Marca é diferente e tem suas peculiaridades e um perfil de franchisado que se adequa.

A grande maioria das Marcas de franchising dirige-se a empreendedores com níveis e capacidades de investimento médios.

No entanto uma Marca de franchising de imobiliário, pode dirigir-se às agências de imobiliário de cada localidade, tentando convertê-las e atraí-las com um plano de negócios agressivo e estratégias de marketing inéditas no setor.

Outras marcas de franchising procuram exclusivamente empreendedores de sexo feminino.

Algumas ainda são conceitos de franchising de baixo investimento ou low-cost.

O grau de formação, experiência em determinados conhecimentos fora do negócio, competências comerciais (principalmente em empresas de serviços), capacidade de investimento e a sua localização, permite às marcas de franchising conhecer o perfil do seu futuro franchisado e com base nesse perfil definir a forma mais eficaz de chegar a ele.

 

O 3º passo é definir as áreas prioritárias de implantação:

Onde começa a expansão? Normalmente as marcas têm de decidir se apostam numa área geográfica específica e próxima da sua localização atual, de forma a conseguir uma presença de marca mais intensa e logisticamente estar em condições de dar uma resposta imediata, ou pelo contrário, se expande para todo o território nacional aproveitando qualquer oportunidade que possa surgir.

Não existe uma fórmula fixa ou garantida. Existem tantas opções quanto empresas. Cada Marca de franchising terá a sua opção e estratégia, mas é importante decidir com antecedência. Marcas mais recentes e com menos estrutura poderão optar por apostar na sua área de atuação, otimizando recursos e aproveitando a proximidade com os empreendedores para criar sinergias locais. Marcas mais maduras, com várias unidades e com uma estrutura mais forte poderão apostar num crescimento mais diversificado pelo território uma vez que já possuem a estrutura e o know-how suficiente para apoiar e suportar o crescimento de franchisados que estejam territorialmente distantes.

 

O 4º passo é definir o orçamento, as ações e os meios de comunicação

A expansão em franchising exige investimento. Este investimento não tem que ser necessariamente avultado, mas tem de existir.

O mais importante para conseguir referências qualificadas é estar presente nos meios e lugares onde os potenciais investidores estão e isso requer um orçamento. As marcas devem conhecer os principais meios de comunicação de franchising e estar presente neles de forma a conseguir atrair a atenção dos empreendedores, e ao mesmo tempo, despertar a sua confiança e conseguir ser uma das opções a considerar pelos mesmos.

Assim o desenvolvimento e expansão de Franchising deve ser preparado e adaptado à realidade de cada marca de franchising. Ser realista implica realizar o exercício de análise das aberturas que poderemos realizar ao longo do ano, com base na nossa posição empresarial e nas nossas capacidades. Uma empresa que inicia o seu processo de franchising a partir de uma marca consolidada, e com clara aceitação por parte dos investidores e consumidores, não é o mesmo que uma Marca de franchising que começa a partir de uma ou poucas unidades e com pouca extensão para além do seu âmbito de implementação. Em ambos os casos a expansão em franchising irá acontecer, mas os ritmos de crescimento não serão os mesmos. Da mesma forma que a expansão também depende do orçamento disponível e da notoriedade e força da marca.