Rendimento Franchising

Como obtêm rendimento os Franchisadores?

No Franchising é fundamental que os franchisados possuam um negócio forte, estável e rentável. No entanto, e não menos importante, o Franchisador deve ter uma saúde financeira forte que lhe permita investir na marca, na rede, no apoio e formação dos seus franchisados, assim como na comunicação e marketing para crescer a Marca e a sua rede.

Se no caso dos franchisados é evidente que a sua rentabilidade provem das vendas efetuadas aos seus clientes, já no caso dos franchisadores o retorno provem de diferentes formas.

O formato mais tradicional de remuneração do Franchisador, por serviços prestados à sua rede de Franchising, é o recebimento de royalties. Os royalties podem ser fixos, ou ter um valor variável indexado a faturação do franchisado. Os Royalties são pagos de forma mensal e durante toda a extensão do Contrato de Franchising.

No entanto o franchisador tem outros formatos de remuneração ao seu dispor.

O primeiro são os Direitos de Entrada na rede. Este valor é pago pelo franchisado aquando da assinatura do Contrato de Franchising e visa permitir ao Franchisador obter uma remuneração pelo seu know-how, notoriedade da marca e esforço comercial de expansão da sua rede.

De seguida, e no caso das redes que vendem produtos o franchisador efetua o fornecimento dos produtos colocando uma margem de lucro e obtendo retorno com esse fornecimento aos franchisados. Em algumas circunstâncias este fornecimento de produtos e consequente margem é adicionado ao valor de royalties cobrado aos franchisados. Existem casos em que os royalties deixam de ser cobrados e o franchisador apenas tem como receita a venda dos produtos à sua rede.

Finalmente existem ainda as fontes de receitas indiretas. Estas fontes de receita indiretas podem ser variadas. Desde receber Rappel pelo volume de compras efetuado pela totalidade da rede como comissões por serviços prestados por terceiros à rede ou mesmo patrocínios e apoios oferecidos ao franchisador de forma a permitir a presença de outras marcas e exposição comercial das mesmas nas suas convenções e ações de formação.

Se pretende converter o seu negócio em Franchising entre em contato e saiba como.