Razoes Franchising

As 6 razões pelas quais as Marcas optam pelo franchising

 

Existem várias razões para as Marcas decidem crescer em Franchising.

Acima de todas elas, está a necessidade de crescimento e a possibilidade de expandir as suas marcas e produtos por meio do sistema de franchising. A isto junta-se a crescente procura de empresários e investidores para aderirem a redes de franchising, facilitando assim um crescimento sustentado e imparável.

 

1. Visão estratégica e Oportunidade de negócio

A opção pelo franchising nasce da visão do proprietário da Marca bem como do aproveitamento das oportunidades de negócios que o Franchising permite. Esta visão manifesta-se na forma de antecipar o mercado, os concorrentes e na capacidade de desenvolver um modelo de negócio de sucesso, que, com base na sua própria experiência, e na força da sua Marca, fazem do Franchising uma oportunidade de negócio.

 

2. Opção de crescimento com unidades próprias VS Franchising

A opção de crescer de forma orgânica e com unidades próprias representa um elevado investimento.

A abertura de novas lojas implica a execução de obras (atualmente com custos elevados) e preparação do espaço com o design e decoração da Marca.

Novos locais significam também a contratação de novos Recursos Humanos, recursos esses que para além dos custos requerem investimento de tempo e capital na sua formação e preparação.

No crescimento via Franchising o Franchisador não só evita estes custos significativos como pode inclusive acelerar o processo de abertura de lojas, pois em determinado momento pode ter múltiplos novos franchisados. Acontece de forma frequente que apenas numa ação de formação de novos franchisados estejam múltiplos franchisados a assistir, diminuindo de forma significativa o investimento efetuado pelo Franchisador em ações de formação.

 

3. Marketing e estratégia comercial

Uma Marca de sucesso tem normalmente uma estrutura que assegura o desenvolvimento do seu Marketing. Este esforço para desenvolver o Marketing para uma Marca, e para uma localização, pode ser facilmente desdobrado e utilizado por múltiplas unidades franchisadas.

Assim, existindo uma rede de franchising, a Marca poderá expandir o raio de impacto das suas ações de Marketing pois a sua rede de pontos de venda irá dar resposta à procura gerada em localizações em que até à data a Marca não disponha de capacidade de oferta.

A criação de uma rede de distribuição de serviços e produtos da Marca é uma estratégia comercial de crescimento da mesma.

Ter uma rede de franchising de uma Marca, garante que uma única estratégia de Marketing, pode ser utilizada por inúmeras lojas, todas com a mesma formação, know-how e qualidade, permitindo ganhar quota de mercado e servir novos clientes.

 

4. Economias de escala

Uma das razões mais óbvias são as economias de escala.

É de fácil compreensão que a centralização das compras pelo Franchisador para uma rede de franchisados irá permitir a todos ter acesso a poupança nos valores de investimento, uma vez que todos irão ter acesso a descontos financeiros e comerciais que de forma isolada não teriam.

 

5. Antecipação a possíveis concorrentes

A posição de algumas marcas pode, por vezes, ser ameaçada pela expansão de novos players no mercado. A chegada de um novo concorrente com atuação em sistema de Franchising pode mudar o cenário e fazer com que uma Marca líder deixe de o ser pois o novo concorrente é capaz de realizar um Marketing mais agressivo e capitalizar várias unidades numa determinada localização, eliminando assim a liderança até então de uma marca já estabelecida.

Assim como forma de proteção da sua posição, ou com ambição de se tornar líder, as Marcas podem optar pela estratégia de crescer em Franchising e antecipar alguma ação da concorrência.

 

6. Sucesso do negócio

Frequentemente as Marcas decidem franchisar o seu negócio por causa do sucesso do mesmo.

Quando um conceito é um sucesso local é comum que os seus clientes questionem se o mesmo é Franchising. Habituados que estão a que os conceitos fortes em imagem e de sucesso sejam Marcas a operar em regime de franchising fazem essa questão. Essa mesma questão quando repetida muitas vezes leva a que os proprietários da Marca sintam que têm nas mãos a possibilidade de ter uma oportunidade de crescer os seus negócios.

 

Se se revê nestas razões, e pretende crescer, contacte-nos para validar a possibilidade de franchisar o seu negócio.