Franchising 2022

As 4 tendências do Franchising em 2022

Depois de um 2020 difícil para o mercado do Franchising (como para quase todos os outros) e de 2021 em que a recuperação económica já foi evidente, espera-se para 2022 um ano de crescimento económico assinalável.

As Marcas de Franchising adaptaram-se à nova realidade, e os Conceitos de Franchising que sobreviveram, estão certamente mais fortes e preparados para os desafios de 2022.

Estas serão as tendências em 2022 no mercado de Franchising:

1. O Digital entrou para ficar. As reuniões com Franchisados, o seu acompanhamento, assim como a sua formação passarão a ter um formato híbrido entre o presencial e o remoto. Este formato permitirá agilizar e maximizar o número de contatos, reduzindo o investimento de parte a parte. A consultoria de campo pessoal continuará a ser relevante, mas agora apoiada e completada pelo apoio imediato à distância. Frequentemente o Franchisado tinha que aguardar um mês, ou mais, pela visita do Area Manager o que levava a que as suas limitações fossem resolvidas por ele próprio, ou então arrastavam-se no tempo, até à visita do Master. No novo modelo híbrido, e com a otimização de recursos, o apoio é mais ágil e mais eficiente.

2. Franchisados mais informados e mais exigentes. Os candidatos a Franchisados cada vez mais são pessoas preparadas e que estudam o mercado antes de abraçar um novo projeto. Esta nova realidade é ótima para todo o mercado. Não basta o Master prometer sucesso, ele tem de ser capaz de demonstrar que a Marca é forte e que é a escolha correta para o candidato investir. Também os atuais Franchisados são mais exigentes. Pretendem que a Marca cumpra com as expectativas criadas e que esteja atenta e pró-ativa no crescimento conjunto.

3. Áreas mais penalizadas como estética, moda ou restauração deverão assistir a uma retoma importante. Deverão surgir novas ideias, e novos conceitos, para ocupar o espaço deixado pelos players que não aguentaram estes dois anos de pressão. Existe uma grande clientela que está a retomar em força estes serviços e que está sempre à procura de novidades e novas tendências. Serão nichos a acompanhar.

4. Franchisados donos de várias unidades e recompra de unidades de Franchising já existentes. Sempre que estamos perante um momento económico complexo surgem ajustes nas redes de Franchising. Os Franchisados com posições mais fragilizadas apresentam dificuldades em ultrapassar o momento e os Franchisados mais fortes e robustos podem aproveitar para crescer e expandir através da aquisição dessas mesmas unidades. Esta é uma situação comum e bem vista pelo Master que assim consegue não só que as unidades não encerrem, como garante que as mesmas fiquem com Franchisados capazes de lhes darem um bom rumo.

Assim, podemos concluir que 2022 promete oportunidades muito interessantes no mercado de Franchising em Portugal.