Franchising Portugal

A importância da Marca no Franchising

Criar e manter uma Marca consistente e atrativa é fundamental no Franchising.

A Marca pode, e deve, ser o fator mais relevante num Franchising.

Uma Marca permite o reconhecimento por parte dos clientes e identifica um nível de serviço.

A Marca, através da sua atratividade, capta e retém uma clientela e, com essa clientela surgem os candidatos a franchisados que irão permitir que a Marca ganhe ainda mais força, à medida que abre mais unidades.

A reputação de uma Marca deve ser defendida de forma assertiva. A consistência da Marca é fundamental nos negócios em Franchising. Não só cria uma imagem forte, e idêntica em toda a rede, como assegura consistência nos serviços oferecidos.

Manter uma Marca consistente requer planeamento, controlo e acompanhamento metódico da implementação do plano de Marketing e Comunicação junto dos franchisados.

Todos os franchisados têm objetivos comuns com o franchisador, mas também possuem objetivos próprios. Por vezes, estes objetivos pessoais levam o franchisado a incumprir com o planeamento de Marketing acordado com o franchisador.

Este incumprimento pode tomar várias formas, as mais tradicionais são: ignorar campanhas definidas pelo franchisador, adaptação de peças existentes para comunicações de interesse ao franchisado local, utilização de peças não aprovadas, criação de peças customizadas num formato que o franchisado julga mais conveniente e o recurso a matérias de menor qualidade para diminuir o investimento em Marketing e comunicação.

Todas estas situações têm impacto, não só no franchisado local como na perceção que o mercado tem da Marca. Assim, é fundamental que o franchisador mantenha um equilíbrio crítico entre dar autonomia ao franchisado para poder atuar localmente, mas sem nunca descurar o controlo e acompanhamento, de forma a não permitir a distorção da Marca em momento algum.

Uma Marca forte tem um papel determinante na fidelização dos franchisados. É normal que os franchisados em período de maturidade, quando já dominam o negócio na totalidade, sintam que poderiam manter o seu negócio sem o franchisador e sem pagar royalties. Se a Marca for forte e dificilmente substituída, será mais difícil o franchisado sentir-se tentado a tomar um novo rumo.

Mantenha a sua Marca forte e consistente e assegure relações duradouras com franchisados e clientes.