Franchising Restaurante

8 pontos chave para Franchisar um restaurante com sucesso

Para Franchisar um restaurante e desenvolver uma rede de Franchising com sucesso, os empreendedores devem ter em conta estes 8 pontos chave:

 

  1. Franchisar um negócio de sucesso comprovado.

É essencial que a unidade piloto seja uma unidade com viabilidade. Deverá ser desenvolvido um plano de negócio que demonstre a atratividade financeira do negócio para os potenciais franchisados. As margens devem ser adequadas e devem permitir que os franchisados obtenham um retorno interessante após pagamento de taxas de royalties, taxas de publicidade e outras que possam existir.

  1. Ser um conceito diferenciador.

Para que o conceito seja atrativo para clientes e potenciais franchisados a marca deverá oferecer um conceito exclusivo e fácil de identificar. A diferenciação pode ser obtida pela oferta, pela origem dos produtos, pelo serviço ou pelo espaço físico.

  1. Marca e imagem.

A imagem da Marca deve ser facilmente reconhecida. As diferentes unidades, ainda que tenham espaços com diferentes dimensões, deverão ter todas o mesmo Look and Feel da unidade Mãe. O mobiliário, as ementas, os uniformes devem respeitar as normas da Marca de forma rigorosa.

  1. Localização.

A localização na restauração é crucial. A escolha do espaço deverá obedecer aos critérios definidos pela Marca e a validação deverá ser sempre uma responsabilidade do franchisador. Por vezes uma renda inferior em 200€ mensais de renda significa abdicar da viabilidade do negócio ou diminuir significativamente a rentabilidade do mesmo.

  1. Digitalização e inovação.

Para além da localização física é crucial definir uma estratégia para o posicionamento on-line. Permitir as encomendas on-line, com o respetivo take-away ou delivery, sempre com o mesmo cuidado na experiência de compra e serviço. Desenvolvimento de sistemas de distribuição próprios ou utilização de sistemas com Uber Eats e Glovo são uma realidade obrigatória nos dias que correm.

  1. Seleção de fornecedores pré-definidos.

Para que a experiência seja igual em todas as unidades da rede de Franchising é mandatório que a qualidade dos produtos seja assegurada. O franchisador deverá elaborar uma lista de fornecedores aprovados que assegurem a regularidade do abastecimento e a qualidade dos produtos. Esta estratégia de concentração de encomendas irá igualmente permitir ganhos de escala e obtenção de melhores condições de fornecimento, quer em valor quer em quantidade.

  1. Seleção de franchisados.

Para o sucesso de uma unidade franchisada não basta ter uma Marca forte e estruturada corretamente, é igualmente necessário selecionar um franchisado capaz e motivado para a gestão da mesma. O franchisado deverá ser capaz de realizar o investimento necessário, recorrendo a autofinanciamento ou a financiamento externo, e deverá ter a capacidade de gestão e liderança para o projeto.

  1. Formação e acompanhamento dos franchisados.

Desenvolvimento de um programa de formação inicial que permita ao franchisado aprender e reter as operações da Marca. Este programa deverá incluir um período de estágio numa unidade de sucesso já em funcionamento, proporcionando uma aprendizagem em contexto real. Após a abertura da nova unidade o franchisador deverá manter o suporte regular para assegurar a boa performance da mesma.

 

Se está a pensar converter o seu negócio de restauração num Franchising de Restauração contacte-nos e saiba como podemos ajudar.