Franchising vantagens

As 7 principais vantagens do Franchising

 

1. Redução do Risco

Todos os negócios envolvem riscos. Todos os empreendedores cometem erros. Os erros custam tempo e dinheiro.

A opção por um Franchising de um conceito testado e de sucesso, fará com que os riscos sejam menores. O franchisador já cometeu erros e já sabe quais os melhores procedimentos a ter para que o franchisado não os repita. Para além da própria experiência o Franchisador ajudou por várias vezes a abertura de novas unidades e sabe o que é necessário para o seu franchising ser um sucesso.

Esta é a grande vantagem e apesar de não existirem garantias de 100% de sucesso em nenhum negócio, mesmo num franchising, a redução de risco será substancial quando comparada com a montagem de um negócio de raiz e sem experiência.

 

2. Rapidez de implementação

Ao pagar os Direitos de Ingresso o franchisado tem acesso imediato a todo o know-how do franchisador agilizando assim a velocidade de abertura da sua loja. Decisões de escolha de loja, plano de arquitetura e decoração da mesma serão muito facilitadas pelos critérios já definidos pelo franchisador.

Para além disso, terá acesso imediato à representação de uma marca já implementada e a todo o seu Marketing. O franchisador já investiu na elaboração de uma Marca, na produção de peças gráficas e comunicação, criou um site e respetivas redes sociais. Este é um investimento avultado em Marketing, tempo e energia a que o novo franchisado terá acesso imediato.

 

3. Não é necessária experiência prévia

As principais marcas de franchising têm seus sistemas operacionais e de marketing padronizados, permitindo que os franchisados os possam implementar sem experiência prévia na atividade.

É possível um professor de biologia ser franchisado de uma marca de restauração assim com um enfermeiro pode ser franchisado de uma marca de ginásios.

Com base nos manuais e padrões definidos, assim como na formação inicial, os franchisados estão aptos a operar o negócio, mesmo sem experiência.

 

4. Economias de Escala

No Franchising, a existência de múltiplas unidades permite que o franchisador consiga condições de aquisição preferenciais, que dificilmente seriam conseguidas quando negociadas individualmente por cada unidade.

Para além destas economias de escala, o facto de existir uma rede de fornecedores preferencial permite ao franchisado economizar tempo e esforços para encontrar as melhores soluções para as suas necessidades.

 

5. Marketing e notoriedade

A visibilidade de uma Marca com dezenas de unidades espalhadas pelo país é muito superior à visibilidade de um negócio acabado de abrir numa determinada localização. Ao ingressar numa rede de franchising o franchisado beneficia de imediato da notoriedade da Marca.

 

6. Crescimento mais fácil

O facto de ter o sistema e as operações padronizadas, assim como os processos de marketing alavancados pela Marca, permite ao franchisado concentrar-se integralmente na operação comercial da sua unidade e estar focado apenas no crescimento da mesma sem ter de se preocupar com outras situações que lhe consumiriam muito tempo e energia.

Para além do crescimento da primeira unidade ser mais rápido o franchising permite também que o empreendedor possa ser um muti-franchisado e abra mais unidades ao longo do tempo, beneficiando de todo o conhecimento e experiência quer de franchisador quer de franchisado.

 

7. Valor da marca

Ao valor da operação do negócio do franchisado é adicionado o valor da marca que representa. Isto significa que se o franchisado pretender vender ou trespassar o seu negócio, ele valerá sempre mais do que se fosse uma unidade individual.

 

O Franchising exige direitos de ingresso assim como o pagamento de royalties ao longo do Contrato, mas oferece vantagens substanciais aos empreendedores. Se está a pensar empreender considere o franchising como opção.