Localização Franchising

6 Fatores a ter em conta na seleção de loja para Franchising

A localização da sua loja para Franchising poderá ser determinante na performance do seu negócio, ou até na viabilidade do mesmo.

Escolher um local errado para implementar a loja do seu franchising, pode limitar a capacidade de sucesso e crescimento do negócio. Assim, antes de decidir a localização responda às seguintes questões:

1. Qual o tipo de produto ou serviço oferecido pelo seu franchising? Bens de conveniência vs Produtos especializados? Os produtos de conveniência (ex: café), com pouca diferenciação, necessitam de estar localizados em zona de elevado tráfego pedonal e com passagem significativa e constante de pessoas. Já os produtos especializados (ex: oficina de automóveis) não necessitam estar nestas zonas pois os potenciais clientes estão disponíveis a efetuar algumas deslocações para terem acesso aos mesmos.

2. Tipo de cliente vs número de clientes – Qual a demografia e a realidade socioeconómica da zona? Os habitantes/frequentadores da zona são possíveis clientes do seu produto/serviço? Procure estar localizado numa zona em que tanto os moradores como os frequentadores sejam potenciais clientes do seu franchising.

3. Acessibilidade e tráfego pedonal – O acesso à loja é fácil? Existem vias de acesso de transporte pessoal ou coletivo? Existe estacionamento disponível? Os potenciais clientes passam junto à loja a pé, ou apenas é acessível via transportes?

4. Visibilidade – Naturalmente, quanto maior for a visibilidade da sua loja menor será o investimento necessário em comunicação. Daí as lojas que ficam em pontos estratégicos de grande visibilidade e movimento são tendencialmente mais caras do que lojas com pouca visibilidade e escondidas. O esforço de comunicação de Marketing para promover uma loja que fica no fundo de um corredor é substancialmente diferente do necessário para promover uma loja à entrada do shopping ou junto às escadas rolantes de acesso ao mesmo.

5. Concorrência e vizinhança – Analise a zona, a proximidade da concorrência pode ajudar, ou não, dependendo do tipo se serviço/produto em comercialização pelo seu franchising. Já a sua vizinhança irá influenciar o tipo de cliente que se desloca à zona em análise. Uma loja de luxo feminina dificilmente terá qualquer vantagem ao instalar-se junto a uma loja de primeiros preços. Já essa mesma loja, terá interesse em estar próximo de salões de beleza ou produtos de cosmética, uma vez que a clientela destes será a que procura.

6. Custo de localização e operação – Naturalmente uma loja com excelente localização e visibilidade terá um custo superior. Isso não significa que deva preferir uma loja com má localização e sem viabilidade para instalar o seu franchising. Deverá estimar quantos clientes classificados irá conseguir graças ao footfall providenciado por essa mesma localização.

Antes de optar pela primeira oportunidade que surgir na seleção de loja para franchising, estude a zona, o acesso à mesma, os seus residentes e frequentadores, a visibilidade da loja, a concorrência e vizinhança e opte por aquela que lhe garanta mais retorno sobre o investimento da renda/aquisição. A escolha da loja correta irá ajudar a potenciar o seu franchising.